SAGA DAWA NEIMFA 2022

ENSINANDO COMUNIDADE: O LEGADO DE UMA PRECIOSA LINHAGEM


O Saga Dawa, um dos períodos mais importantes dentro do calendário budista tibetano, marca a re-memoração do nascimento, da iluminação e do parinirvana de Buda Shakiamuni. Diz-se que durante este período, as ações virtuosas são acumuladas exponencialmente. Por isso, é um momento especial para nos empenharmos em ações de generosidade que tragam benefícios a todos os seres e evitarmos criar ações que tragam sofrimento a quem quer que seja.

No NEIMFA, em particular, aproveitaremos o Saga Dawa deste ano para fortalecer e reativar o legado de uma preciosa linhagem de professores que, expulsos de suas terras e suas casas, uniram sabedoria e compaixão em nome de um cuidado comum com os mundos. Afinal de contas, neste ano de 2022, o Saga Dawa acontece exatamente no período em que co-memoramos os 20 anos da vinda de Sua Ema Chagdud Tulku Rinpoche para o NEIMFA/Coque. Aproveitaremos a oportunidade para iniciarmos uma pequena Homenagem a esse grande professor que tanto nos inspirou e continua a nos inspirar, a partir de sua preciosa linhagem, a nos ensinar comunidade, fazendo do mundo nossa sala de aula e da espiritualidade uma política de cuidado e proteção aos seres (humanos e não-humanos, visíveis e invisíveis).

Em sua última carta à sanga, Sua Ema Chagdud Tulku Rinpoche falou para seus alunos e alunas que “abaixo desta vasta expansão do céu da minha mente, encontro correntes de profunda inquietação em relação ao que está acontecendo no mundo. Parece que estamos vivendo na presença de uma espada invisível, mas de lâmina afiada, que pode, de repente, cortar a existência, da forma como a conhecemos.” Como herdeiros e herdeiras dessa nobre linhagem, não seria prudente negarmos ou ficarmos indiferentes à essas reflexões e visões. Nos cabe, nesse cenário de PROFUNDA INQUIETAÇÃO EM RELAÇÃO AO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO fazer bom uso da herança que ele nos deixou. Sobretudo, seria muito precioso se pudéssemos manter esse legado vivo através da educação de nossas crianças.

Neste contexto, queremos aproveitar a oportunidade para renovar nossos compromissos e encorajar-nos uns aos outros a manter, por meio de nossas práticas e educação de nossas crianças, essa preciosa linhagem de cuidado comum com os mundos presente durante eras enquanto houver sofrimento no Cosmos e na Terra.

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo