Festa ao ar livre

Quem Somos

UM ESPAÇO EDUCATIVO: AMOR - LIBERDADE - COMPAIXÃO

O Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), é uma associação sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária ou religiosa, com mais de 33 anos de história na comunidade do Coque, uma das maiores periferias da região metropolitana do Recife. Como uma organização social, o NEIMFA constitui-se principalmente como instância ética de caráter formativo que defende as vidas, em especial as existências dos espaços e dos sujeitos periféricos - com seus saberes e suas culturas.

quem somos 1.JPG

Com uma proposta formativa sofisticada e singular, nossa instituição vem sendo amplamente reconhecida por diversas instâncias. Não casualmente, em 2009 obtivemos o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, além de ser alvo de produções acadêmicas em diferentes áreas e instituições, desde 2005. Ao lado disso, também fomos reconhecidos pelo Ministério da Educação, em 2016, como experiência criativa e inovadora do Estado de Pernambuco, servindo de inspiração para a educação básica em todo o país - iniciativa que teve continuidade através do Movimento de Inovação na Educação.

quem somos 2.jpg

MISSÃO

Nossa razão de ser e existir é promover, através da educação como formação humana, a criação de outros modos de experienciar o mundo e pensar o tecido político-social a partir de uma perspectiva periférica, tomando a pobreza como uma potência e os modos de vida dos moradores das periferias como paradigma de outras formas de vida coletiva.

quem somos 3.JPG

VISÃO

Sonhamos o NEIMFA como um espaço educativo de referência na invenção de outras formas político-pedagógicas de intervir no social, abrindo fendas para a constituição e experimentações de outros modos de vida coletiva. Nosso desejo é que nossas atividades sejam meios hábeis de explorar as memórias e míticas cosmo-espirituais-afetivas não contadas de nosso tempo e conjurar outras narrativas, levando em consideração outros seres, outras formas de vidas, outras visões de mundo e outros mundos de visão.

quem somos 4.jpg

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Como lembra Maria da Glória Gohn (2016, p.2), “a educação não formal é um dos núcleos básicos de uma pedagogia social. Aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagem e saberes coletivos”. Mas a sua meta é abrir “janelas de conhecimento” sobre o mundo e sobre a própria educação. Dessa ótica, os objetivos da educação não formal não se contrapõem à educação formal, podendo inclusive ocorrer nas próprias escolas. O fundamental é a ênfase de que a educação não pode ser apenas uma agência de socialização de conhecimentos, mas deve também contribuir para uma formação humana que permita aos sujeitos atuar e pensar de forma criativa, afetiva, coletiva, crítica e livre. Ou seja, no NEIMFA todo processo educativo implica uma política da amizade, reclama uma perspectiva de formação humana e uma pedagogia mágico-afetiva capaz de conferir um outro sentido à própria educação e um comprometimento do sujeito com seu meio.

quem somos 5.jpg

PARTICIPANTES

Desde o início de sua história na comunidade do Coque, o NEIMFA esteve junto das crianças, jovens, mulheres gestantes e idosas. São eles e elas que cotidianamente participam de nossas atividades e nos motivam a sonhar mais longe. Atualmente, noss@s participantes são formad@s por 100 crianças, 80 adolescentes-jovens, 100 adult@s e 60 idos@s, totalizando 340 pessoas envolvidas diretamente em nossas atividades diárias.

QUEM SOMOS 6.JPG

AMOR - LIBERDADE - COMPAIXÃO